O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) confirmou esta semana que o contribuinte que reside no interior do estado também tem a opção de parcelar o imposto em até 12 vezes no cartão de crédito.
Mais uma vez a cidade de Muriaé foi preterida dentre os municípios com unidades disponíveis para parcelamento.
Na Zona da Mata as cidades que oferecem essa opção são Leopoldina, Juiz de Fora (cinco unidades) e Ubá podem ser procuradas. O contribuinte do interior de Minas Gerais também podem parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) decidiu mudar a forma de atendimento dessa modalidade de pagamento e estender para todas as regiões do Estado.
Como funciona
Antes de se dirigir ao posto de atendimento, o cidadão deve emitir as guias de pagamento (multas, IPVA, taxa de licenciamento e seguro DPVAT) e ter em mãos os documentos de identificação (carteira de identidade atualizada e F). Caso não possa apresentar os boletos impressos, o solicitante deverá levar o documento do veículo (licenciamento do ano anterior).
No posto de atendimento, o cidadão será orientado sobre o parcelamento, fará a simulação dos valores e, em seguida, será encaminhado para a efetivação do serviço caso esteja de acordo com a proposta.
JUIZ DE FORA
CFC INICIAL LTDA
Rua SANTA RITA, 177, CENTRO, Juiz de Fora/MG.
32 3214-8813
CFC CASCATINHA LTDA
Avenida DEUSDEDITH SALGADO, 1226, TEIXEIRAS, Juiz de Fora/MG.
32 3082-5158
CFC DELGADO E FILHOS LTDA
Avenida DOUTOR SIMEÃO DE FARIA, 1340, SÃO JUDAS TADEU, Juiz de Fora/MG.
32 3222-2381
CFC MCM LTDA
Rua DOM SILVÉRIO, 216, OS, Juiz de Fora/MG.
32 3232-1616
CFC BRASILIA
Rua ESPÍRITO SANTO, 662, CENTRO, Juiz de Fora/MG.
32 3215-0044
LEOPOLDINA
CFC PROGREDIR EIRELI
Avenida Getúlio Vargas, 276, Centro, Leopoldina/MG.
32 3441-4419
UBÁ
CFC BRASÍLIA DE UBÁ LTDA
Rua JOÃO GUILHERMINO, 97, Centro, Ubá/MG.
32 3531-4886
Os locais que se colocaram para parcelar o IPVA são Centros de Formação de Condutores que firmaram a parceria com o Detran MG. Assim, nenhuma instituição em Muriaé se colocou à disposição dos proprietários de veículos automotores para oferecer o benefício.
O cidadão interessado deverá emitir as guias de pagamento previamente. O parcelamento estará sujeito a juros praticados pelo mercado a serem pagos à operadora do cartão. Segundo o Detran-MG, em todo o estado mais de cem postos de atendimento já estão disponíveis para pagamento de multas, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos por meio de cartão de débito e crédito, inclusive com a possibilidade de parcelamento.
Benefícios aos servidores estaduais
Os servidores e pensionistas que tiveram o pagamento do benefício de fim de ano escalonado em quatro parcelas (19/1, 19/2, 19/3 e 19/4/2018), poderão quitar o IPVA e o Seguro DPVAT até o dia 19 de abril de 2018, em cota única, com o desconto de 3%. O parcelamento em três vezes também estará disponível para pagamento antecipado em qualquer data, até o limite de 19 de abril.
Novidades
Além do desconto de 3% para o pagamento em cota única, a Fazenda também anunciou um programa de estímulo ao bom pagador. Assim, quem quitou sem atrasos o tributo em 2017 e mantiver a assiduidade em 2018, receberá outros 3% de abatimento no tributo a partir de 2019. Outra novidade é a inclusão das caminhonetes de cabine dupla e estendida nas alíquotas para carros de eio. O valor percentual desse tipo de automóveis foi elevado de 3% para 4%.